Meditação Diária - "Seria possível esquecermos do Senhor?"



Leitura Bíblica Anual: Êxodo 16-21

Versículo para memorizar: "Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento" (Provérbios 3.5)


Como é fácil esquecermos coisas importantes. Mesmo com "super-processadores" e um "grande dispositivo de armazenamento de dados" em nossas cabeças, muitas vezes esquecemos coisas são preciosas e necessárias. Muitas vezes as inúmeras bênçãos do Senhor passam despercebidas aos nossos olhos. Mesmo com "toda sorte de bênção espiritual" (Ef 1.3), nós muitas vezes murmuramos contra o Senhor, julgando-nos merecedores de "mais" bênçãos. Muitas pessoas acham que isso é um problema moderno, mas podemos observar, pelo relato bíblico, que este também era um problema antigo. Vejamos o que nos fala Êxodo 13-14. A frase que mais se repete no capítulo 13 de Êxodo é "com mão forte o Senhor vos tirou de lá" (v.3, 9, 14, 16). De fato o Senhor havia demonstrado o Seu grande poder tirando o povo da terra do Egito e ainda fazendo-os despojar os egípcios.


Precisamos lembrar que o império egípcio era uma grande potencia mundial neste período. E mesmo com este "grande" poder e status, não foi páreo para o Majestoso Todo-Poderoso, o Eterno. É difícil esquecer daquilo que lemos em Êxodo 7-12, mas o povo de Israel se esqueceu. Logo que foram "impedidos" de continuar a jornada (por causa do Mar Vermelho) e perceberam que estavam sendo perseguidos por Faraó, "temeram muito" (Êx 14.10) e murmuraram contra Moisés dizendo que "melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto" (Êx 14.12). E, mesmo em meio a esta reclamação, Moisés responde ao povo dizendo: "Não temais: aquietai-vos e vede o livramento do Senhor que hoje vos fará; [...] O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis" (Êx 14.13a,14). E, de fato, os israelitas se calaram quando viram o Mar Vermelho se abrir, atravessando-o em terra seca, como também quando viram os egípcios submergirem nas águas, sendo assim derrotados pelo Senhor. O Senhor foi glorificado em Faraó e em todo o seu exército e, todo os egípcios passaram a saber que o Deus de Israel é o SENHOR. 

Parece-me que muitas vezes incorremos no erro dos israelitas. Em Êxodo 16-17 encontramos, pela segunda vez, o povo murmurando contra o Senhor. Após experimentar o grandioso poder do Senhor (por meio da libertação do Egito e a travessia no Mar Vermelho), o povo, ao passar pela primeira "dificuldade", reclama por falta de água e de carne. Mais a frente, encontramos o povo não somente murmurando, mas também desejando voltar ao Egito (cf. Êx 16.3). Até parece que eles não haviam experimentado as bênçãos e a provisão do Senhor. Se não bastasse murmurar, eles também recusavam guardar os mandamentos do Senhor. Em Êxodo 16.28 encontramos o Senhor falando "Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?". O povo era murmurador e desobediente.

Certamente, não dá para entender o povo de Israel, como também, muitas vezes não dá para entender os cristãos de hoje em dia. Mesmo com as muitas bênçãos, logo murmuramos quando somos provados. E algo que devemos notar é que a murmuração sempre nos leva a desobediência. Vimos o exemplo do povo de Israel. O que aconteceu com eles pode acontecer conosco. Logo que desconfiamos do poder de Deus ou não somos agradecidos, pecamos contra o Senhor. Devemos estar atentos para não incorremos neste erro. Sabemos que o Senhor permite que sejamos provados, a fim de moldar a nossa vida à Sua Palavra e vontade. É interessante sempre nos regozijarmos nos atos poderosos do Senhor, a fim de não nos esquecermos e temermos as situações difíceis quando estas aparecerem.


Que sempre tenhamos em nossas mentes aquilo que Tiago falou em sua epístola: "Meus amados irmãos, tende por motivo de toda a alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes" (Tg 1.2-4).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deus ama (e odeia) você

Os perigos do sincretismo e da idolatria

Meditação Diária - "A caminhada com Deus"