Meditação Diária - "O valor da obediência!"




Leitura Bíblica Anual: Êxodo 33-40

Versículo para memorizar: "Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe; ata-os perpetuamente ao teu coração, pendura-os ao pescoço" (Provérbios 6.20-21)


Qual é a vantagem/recompensa da obediência? Muitas vezes, motivamos as crianças a serem obedientes por meio de presentes. Mas, precisamos reconhecer que este método não é muito eficaz, pois elas sempre precisarão ser subornadas, a fim de serem obedientes. Aprendemos isso rapidinho quando nos tornamos pais. Deus não faz assim com Seus filhos. De fato, quando eles desobedecem, são disciplinados.



Em Êxodo 32 vemos como o povo demonstrou ser rebelde e desobediente ao Senhor. Mesmo tendo visto e experimentado todos os feitos poderosos de Deus, eles se mostravam insubmissos a Sua vontade. A consequência do erro pode ser vista no verso 35 deste capítulo, onde o Senhor fere o povo, porque eles fizeram o bezerro de ouro que Arão fabricara, bem como afirma que a Sua presença não estaria no meio do povo em sua jornada.



Do outro lado da régua, vemos que a obediência ao Senhor traz resultados e experiências estonteantes. Entre Êxodo 33-40, vemos se repetir aproximadamente a frase "segundo o Senhor ordenara a Moisés". Por fazerem exatamente o que Deus havia ordenado, o povo pode contemplar a finalização do tabernáculo, como também o vislumbre da glória do Senhor. Nessa caso, a obediência do povo fez com que o Senhor atendesse ao pedido de Moisés em Êxodo 33 e habitasse no meio do povo, por meio da nuvem (durante o dia) e a coluna de fogo (durante a noite). "A nuvem da presença e da glória de Deus mostrou Sua aprovação para o tabernáculo e passou a guiar o povo, dia e noite, através do deserto" (RYRIE). 


Desta forma, vemos que mesmo que seja custoso obedecer ao Senhor, é melhor faze-lo. A obediência, mesmo não sendo fácil, desenvolve mais intimamente o relacionamento do homem com Deus. Que o Senhor seja engradecido por nossa obediência a Ele e a Sua Palavra.

"Ora, quem é que vos há de maltratar, se fordes zelosos do que é bom? Mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois. Não vos amedronteis, portanto, com as suas ameaças, nem fiqueis alarmados; antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo, porque, se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal." (1Pe 3.13-17)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como reconhecer e repreender um falso mestre (Tito 1:10-16)

Meditação Diária - "E não nos ardia o coração?"

Os perigos do sincretismo e da idolatria