Meditação Diária - "O Libertador chegou!"
Leitura Bíblica Anual: Êxodo 1-3
Versículo para memorizar: "Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor" (Colossenses 1.13)
No Brasil, a escravidão teve início com a produção de açúcar na primeira metade do século XVI. Os portugueses traziam os negros africanos de suas colônias na África para utilizar como mão-de-obra escrava nos engenhos de açúcar do Nordeste. Entretanto, diante da grande pressão por parte da Inglaterra, que estava desejosa em ampliar seu mercado consumidor no Brasil e no mundo, o Brasil aprovou uma série de leis que cominaram com a promulgação da Lei Áurea, feita pela Princesa Isabel, em 13 de maio de 1888. Este foi um sonho "realizado" dos escravos que residiam em solo brasileiro.
Em nossa leitura anual voltamos ao Pentateuco, desta vez para o livro de Êxodo. Neste, encontramos uma mudança de personagens, mas uma continuação do plano de Deus para o Seu povo. Terminamos Gênesis com Israel e sua família fazendo habitação na terra do Egito, em Gósen. Quando iniciamos Êxodo, encontramos o povo de Israel no Egito em crescimento progressivo, sendo isto uma parte do cumprimento da promessa de Deus a Abraão em Gênesis 12.2. Neste mesmo período, levantou-se um rei egípcio que passou a oprimir o povo. Ao perceber a força do povo hebreu, os egípcios passaram a matar seus filhos, a fim de que não crescessem. Diante desta situação, nasceu o filho de Joquebede e Anrão, que futuramente passou a ser chamado de Moisés. Por providência divina ele foi conduzido a casa de Faraó, a fim de, futuramente, ser o libertador do povo de Israel. Interessante que ao observarmos o texto de Mateus 20 encontramos o relato de outro Libertador. Nos versos 20 a 28, encontramos o Senhor Jesus mostrando que Ele era (e é) o Libertador não do povo de Israel, mas de muitos (daqueles que cressem). Como o texto diz: "o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (v.28).
Que fato maravilhoso! Louvado seja o Senhor pelo Libertador que temos da parte de Deus, o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Este Libertador não somente nos libertou da condenação do pecado, mas também do poder do pecado, nos concedendo também a uma vida eterna juntamente com o Senhor nos céus.
Comentários
Postar um comentário