Meditação Diária - "Conhece-Lo mais e faze-Lo conhecido"



Leitura Bíblica Anual: Êxodo 4-9
Versículo para memorizar: "
Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR" (Jeremias 9.23-24)


Uma das coisas mais procuradas hoje é o "conhecimento". Pessoas dedicam anos de suas vidas em busca desta virtude, e logo percebem que esta busca não terá fim. Como os antigos diziam: "ninguém conhece todas as coisas". Uma vez que não podemos conhecer tudo, devemos buscar conhecer aquilo que é essencial e importante. E o que de fato seria "essencial e importante" o homem conhecer? Certamente é Deus. Não há nada mais necessário para o homem do que o conhecimento de Deus.

Interessante notar que no texto de Êxodo que lemos hoje um homem (Faraó) afirmou que não conhecia Deus (cf. Êx 5.2). Por ser considerado um deus no Egito, ele recusou-se a reconhecer YHWH (Senhor) como Deus. Devido a essa obstinação de Faraó (Êx 7.13-14), o Senhor disse a Moisés e a Arão que mostraria o Seu grande poder e tiraria o Seu povo da terra do Egito (cf. Êx 6.1-2, 6-7; 7.4-5). A partir do verso 14 do capítulo 7 vemos como o Senhor se mostrou o Todo-Poderoso para os egípcios. Quando ingressamos no Novo Testamento, notamos um povo diferente de Faraó (pois eram judeus religiosos), mas que também tinha o coração obstinado e errava por não conhecer as Escrituras.

No Salmo 22 o salmista destaca nos versos finais que os povos desfrutarão de bênçãos no Reino Milenar porque conhecem, sendo a adoração um resultado deste conhecimento. Algo que podemos notar também no capítulo 22 de Mateus é que a nação e os líderes religiosos (herodianos, saduceus e fariseus) começaram a rejeitar o Messias, o Senhor Jesus Cristo. Mesmo demonstrando um "zelo pela lei", não conheciam a Lei nem o Senhor da Lei. Que coisa terrível para o homem "usufruir" da vida sem ter o conhecimento de Deus! Nós (cristãos), que temos o conhecimento do Senhor, devemos estar dispostos a cada dia "conhece-Lo mais e faze-Lo conhecido". Como diz o profeta Jeremias: "o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deus ama (e odeia) você

Os perigos do sincretismo e da idolatria

Meditação Diária - "A caminhada com Deus"