Meditação diária - "Consumidos pela ira?"


Leitura Bíblica Anual: Gênesis 32-34
Versículo para memorizar: "​Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo" (Efésios 4.26-27).

Por definição, ira é "cólera; raiva, indignação; fúria, violência" (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa). Esta é uma atitude muito comum em nossos dias. Pessoas vivem iradas com os seus semelhantes; a diferença é somente quando e como esta ira se manifestará. Contudo, quando olhamos para a Bíblia, vemos a realidade de que nem toda ira deve ser encontrada no coração do homem. Em outras palavras, temos uma a justa (Ef 4.26) e a injusta (Ef 4.31).

A imagem acima (um painel de marfim da catedral de Salerno, c. 1084) retrata a história de Caim e Abel. Em suma, o texto de Gênesis 4 destaca como Caim (um retrato da humanidade caída e oposta aos propósitos de Deus), consumido pela ira, se levantou contra seu irmão e o matou. O texto de hoje nos mostra algo semelhante - os filhos de Jacó ficaram irados por uma causa justa (a violência cometida contra sua irmã), entretanto, reagiram perversamente diante da situação, expressando um coração consumido pela ira.

Ao ler o texto, entendemos que sem dúvida, Simeão e Levi foram longe demais ao assassinar os cananeus e saquear sua cidade a fim de vingar a irmã. Isso marcou a vida de Jacó e ele  nunca se esqueceu disso (Gn 49.5-7). Com sua dissimulação e destruição implacável, eles acabaram com o testemunho de Jacó diante do povo daquela terra.

De um modo geral, podemos destacar como a ira traz sobre a pessoa três consequências terríveis (retirado de 3 Razões Convincentes para Lidarmos com Nossa Ira Pecaminosa):

  1. A ira pecaminosa arruína nossa saúde (Pv 14.29-30; Sl 32.38) - ira danifica o corpo; paciência e paz trazem saúde.
  2. A ira pecaminosa destrói relacionamentos interpessoais - a ira machuca e separa outras pessoas; a ira nos separa da unidade, funcionamento e do crescimento adequados do corpo de Cristo (Ef 4.26-32).
  3. A ira pecaminosa entristece e ofende nosso Deus - a pior consequência da ira não é uma colite nem um divórcio, mas entristecer o próprio Deus! (Cl 3.5-11; Tg 1.19-20). A ira desonra, desagrada e ofende a Deus!
Será que existe espaço para ira pecaminosa em nossas vidas? A resposta é um retumbante NÃO! Devemos nos lembrar que "para o cristão, o pior resultado da ira é que ela desonra, desagrada e ofende nosso Senhor. A razão primordial para mudança bíblica – para a substituição da ira por fruto piedoso – está ligada ao nosso relacionamento com Deus, nosso Salvador" (Robert Jones).

Ninguém deve ficar irado a não ser que esteja irado contra a pessoa certa, no grau certo, na hora certa, pelo propósito certo e no caminho certo. (Hernandes Dias Lopes)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deus ama (e odeia) você

Os perigos do sincretismo e da idolatria

Meditação Diária - "A caminhada com Deus"