Meditação Diária - "Transformado pela graça"
Leitura Bíblica Anual: Gênesis 26-29; Salmo 10
Versículo para memorizar: "Onde abundou o pecado, superabundou a graça" (Romanos 5.20)
Certa vez, o Marquês de Maricá (um escritor, filósofo e político brasileiro nos dias do Império do Brasil) disse que "os homens preferem geralmente o engano, que os tranquiliza, à incerteza, que os incomoda". É bem certo que estas palavras refletem a sociedade em que o Marquês vivia, bem como a sociedade moderna e o personagem descrito no texto em foco - Jacó, o suplantador.
O nome Jacó (hb. Yaakhov) vem do verbo hebraico akhav “tomar pelo calcanhar”, "suplantar", "dar rasteira". A história deste homem é repleta de episódios onde estes sentidos estão presentes. Podemos dizer que, de uma forma ou de outra, Jacó sempre estava se envolvendo em alguma situação embaraçosa.
Contudo, apesar de Jacó e seu caráter, o Senhor reafirmou com ele a aliança que tinha feito outrora com Abraão, seu avô. Aqui nós vemos a expressão da graça divina apesar das falhas humanas. A graça transformadora do Senhor alcançou Jacó que, após o conhecimento do SENHOR, passaria a ser chamado Israel, como veremos nos capítulos seguintes.
É exatamente isso que acontece conosco. Apesar do nosso coração buscar sempre o engano, hoje podemos louvar ao Senhor por Sua graça reafirmando a bela poesia desenvolvida por John Newton (1725-1807) que diz: "A graça me fez, enfim, temer, e meu temor levou. Oh, quão preciosa é para mim a hora que me achou!"
Comentários
Postar um comentário