Deus ama (e odeia) você


Deus odeia o pecado e ama o pecador? Vimos que é mais bíblico dizer que Deus ama e odeia o pecador. Vários teólogos sugeriram exatamente isso.

Augustus Strong escreveu: “Essas passagens mostram que Deus ama as mesmas pessoas a quem odeia. Não é verdade que ele odeia o pecado, mas ama o pecador; ele odeia e ama o próprio pecador - o odeia uma vez que ele é um antagonista vivo e voluntário da verdade e da santidade; o ama porque ele é uma criatura capaz do bem e arruinada por sua transgressão”.

D. A. Carson colocou assim: “Portanto, não há nada intrinsecamente impossível sobre a ira e o amor serem direcionados para o mesmo indivíduo ou pessoas ao mesmo tempo. Deus em Suas perfeições deve estar irado contra os portadores rebeldes de Sua imagem, pois eles O ofenderam; Deus em Suas perfeições deve ser amoroso com estes, pois Ele é esse tipo de Deus”.

Até João Calvino viu que ambos eram possíveis: “P
ortanto, todos nós temos aquilo que merece o ódio de Deus. A nossa natureza corrupta ocupa a primeira posição; e, em segundo lugar, está a nossa conduta depravada. Assim, somos todos ofensivos a Deus, culpados aos seus olhos e, por natureza, filhos do inferno. Mas, como o Senhor não quer destruir em nós o que é seu, ele ainda encontra algo em nós que, por bondade, pode amar”.

A melhor harmonia da evidência bíblica é que Deus é capaz de amar e odiar um pecador ao mesmo tempo.

Obviamente, essa solução levanta seus próprios questionamentos. Se Deus é infinito em Sua essência e imutável em relação à Sua natureza, então cada um de Seus atributos, incluindo amor ou ódio, deve ser infinito e sem crescimento ou diminuição. Como então Deus poderia amar os pecadores infinitamente e odiá-los infinitamente ao mesmo tempo? Amar e odiar uma pessoa infinitamente parece anular-se mutuamente. Além disso, devemos assumir que Deus tem o mesmo amor e ódio infinito por um crente que Ele tem por um incrédulo, ou pelo próprio Satanás? Como Daniel foi “muito amado” (Dn 9:23) mais do que qualquer outra pessoa? Para resumir as perguntas, se um Deus infinito ama e odeia ao mesmo tempo, como pode haver algum grau em Seu amor e ódio pelos indivíduos, como várias passagens das Escrituras parecem sugerir?

A melhor resposta é que uma pessoa pode ser mais ou menos identificada com seu pecado. Essa é provavelmente a ideia por trás da afirmação de João de que “quem é nascido de Deus não peca” (1João 5:18). Um nascido de Deus não é completamente identificado com o pecado como uma prática, mesmo que ele ainda peca (1Jo 1:8-10). Uma vez justificado, o crente é mais identificado com Cristo do que jamais poderá ser com a velha natureza detestável. A justificação localiza um pecador na esfera central do prazer de Deus: Seu Filho. Deus pode estar irado com um pecador justificado por seu pecado, mas a obra intercessora de Cristo significa que o filho de Deus é sempre aceito no Amado (Ef 1:6) De fato, a santificação progressiva aparentemente leva a pessoa a uma visão sempre aberta de conhecer o amor de Deus, precisamente porque ela está se tornando mais identificada com o que Deus ama (Ef 3:16-19).

Por outro lado, uma pessoa não regenerada pode estar em uma trajetória que o leva cada vez mais fundo à união com sua natureza pecaminosa, tornando seu pecado e sua pessoa cada vez mais indistinguíveis. Ele simplesmente não comete pecado, deleita-se nele (Rm 1:32). Chega um momento em que as pessoas são culpadas por tal "falta de amor prolongada, endurecida e arrogante" a Deus, que ficam amaldiçoadas. Quando se pensa em exemplos extremos do mal humano, como Hitler, Stalin ou Pol Pot, não é difícil considerar suas próprias personalidades como odiosas, uma vez que se tornaram tão identificadas com suas más ações. Para dar um passo adiante, poucas pessoas retrocedem à ideia de que Deus odeia Satanás. Provavelmente, porque Satanás está tão intimamente associado ao seu mal que odiar o pecado e o ser pecador, no caso dele, é quase a mesma coisa.

O amor infinito de Deus por Sua própria imagem dentro dos seres humanos e Seu ódio infinito pelo pecado neles significa que Ele não pode crescer em amor ou ódio pelos seres humanos. Assim, não é sugerir que o amor de Deus não responda verdadeiramente ao comportamento humano. Em vez disso, a trajetória dos pecadores em direção ao pecado ou para longe dele os leva a ser mais ou menos identificados com a ira de Deus. O infinito amor ou ódio de Deus não muda, mas à medida que os pecadores se movem em relação à Sua natureza sagrada, eles são mais ou menos identificados com o Seu ódio.

Finalmente, como Stephen Charnock colocou: "o castigo não é a intenção principal de Deus". O ódio de Deus só funciona para preservar o que Ele ama. Embora o amor de Deus seja infinito, Ele valoriza algumas coisas mais que outras. O mais importante em Suas afeições é a Sua própria glória. Portanto, se os pecadores se tornam tão identificados com seus pecados que se opõem fundamentalmente à glória de Deus, o amor de Deus por Sua própria glória se manifestará em ódio punitivo pela rebelião desses pecadores, mais do que em Seu amor por Sua imagem remanescente e prejudicada naqueles pecadores. 
De fato, um espelho quebrado de Deus é ao mesmo tempo motivo de amor e raiva em Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como reconhecer e repreender um falso mestre (Tito 1:10-16)

Meditação Diária - "E não nos ardia o coração?"

Os perigos do sincretismo e da idolatria