Por que morar no Seminário é melhor? [por Ryan Martin]

A foto foi tirada pelo meu empregador, provavelmente em 2001. Eles tinham uma parede de fotos de seus atuais funcionários.

No verão de 2000, minha nova esposa e eu nos mudamos para o nosso apartamento no subúrbio de Minneapolis, Mennesota, apenas algumas semanas após o nosso casamento. Eu consegui um emprego temporário alguns dias depois (na empresa que se tornaria minha empregadora pelos próximos 9 anos). E então, alguns dias depois disso, eu comecei as aulas no Central Baptist Theological Seminary [Seminário Teológico Batista Central]. Após quatro anos, essa instituição me concedeu o M.Div.  Essas decisões, unidas a boa providência de Deus, foram algumas das mais monumentais da minha vida. E eu sou muito mais rico por causa delas. Estou muito agradecido por ter ido ao seminário. Hoje em dia, agradeço por não ter tido a opção de fazer aulas online no seminário.

Nas últimas semanas, várias pessoas diferentes publicaram artigos online sobre as vantagens de morar no seminário para obter seu diploma. Daniel Wallace fez este isto no final de dezembro. Seu artigo argumenta que a residência no seminário com o ensino presencial segue o próprio ministério de Cristo. Em seguida, o Dr. Tim Miller, um professor do Detroit Baptist Theological Seminary [Seminário Teológico Batista de Detroit], publicou suas próprias excelentes reflexões sobre este tópico. Depois, Ben Edwards, outro professor do Detroit, escreveu algumas reflexões em dois artigos interaginco com Wallace e Miller.

Eu tenho sentimentos mistos sobre educação online. Eu sei que, em alguns casos, o uso da tecnologia é um bom recurso. Meu próprio seminário (Central Baptist Theological Seminary) agora oferece aulas online de maneira muito rigorosa e específica (no que deve ser a melhor maneira de oferecer aulas online). Agradeço a Deus que, embora a educação online esteja longe de ser a melhor, isso torna a educação teológica possível em situações que de outra forma seriam quase impossíveis, especialmente para estudantes de outros países. Eu não acho que a educação online seja um mal moral. Na verdade, acredito que pode ser uma solução necessária.

Nós não devemos pensar na tecnologia como neutra. Um livro não deve ser a escolha a uma vida de ensino e pregação. Ben Edwards está certo quanto a isso. Livros são bons e são presentes de Deus. E mesmo Deus tendo inspirado um livro escrito, não é a vontade de Deus que cristãos leiam a Bíblia sozinhos, em isolamento. Jesus quer que seus seguidores tenham a Palavra de Deus ministrada a eles através de pastores e outros cristãos da comunidade da aliança. Porém a leitura da Bíblia é algo bom. Ler outros livros pode ser bom. A tecnologia da escrita e da imprensa são tecnologias a serem vistas com gratidão e devem ser usadas para a glória de Deus.

Contudo, nem toda tecnologia é criada igual. Algumas são melhores que outras. Uma carta escrita é melhor que um e-mail. (Eu não escrevo e-mails de amor para minha esposa; entrego cartas para ela.) Mas o e-mail é um bom presente de Deus, e os homens podem usar o e-mail com sabedoria em muitas situações. Nem toda tecnologia é criada igual. Nem todas as tecnologias de transporte são iguais. A tecnologia pode ser um meio, mas não devemos considerar a tecnologia indiferente. A tecnologia que você escolhe para fazer algo vai modificar aquilo que você está tentando fazer*.

No entanto, eu encorajaria fortemente qualquer jovem que queira cursar um seminário a fazê-lo pessoalmente. Aqui estão alguns dos ricos tesouros e dons de Deus que eu teria perdido se tivesse obtido o meu diploma online:
  1. Colegialidade com meus professores: Se você fizer aulas online, perderá a capacidade de desenvolver um relacionamento pessoal com seus professores. Você não os vê no corredor. Você não pode visitar as suas casa. Você não consegue tê-los em sua casa. Você não pode visitá-los em seu escritório e conversar com eles sobre coisas importantes e coisas sem importância. Você não pode falar sobre os livros que eles possuem nas prateleiras do escritório. Aliás, essa é uma das razões pelas quais o Seminário Central é um ótimo lugar. É uma escola pequena e a proporção de alunos para professores é pequena. Você obtém muito mais de seus professores em um lugar como Central do que em um lugar como o Southern. Tenho pena dos futuros ministros que negociam uma relação pessoal e ao vivo com seus professores por uma educação online.
  2. Colegialidade com outros alunos: Se você fizer aulas online, perderá a capacidade de desenvolver amizades com outros alunos. As amizades certamente acontecem em um cenário virtual, mas elas também não acontecem. Basta olhar para os seus amigos do Fakebook. Já faz quinze anos desde que me formei no seminário. Admito que algumas das amizades que tive durante meus dias no seminário são uma sombra do que elas eram naquela época. Mas muitas das minhas amizades permaneceram e sou extremamente grato por elas. Ainda me lembro de estudar com amigos ou ler grego e hebraico (meio que) com amigos em salas de aula vazias durante as horas de folga. Eu lembro de ter amigos. Essas amizades me moldaram, algumas delas para pior, muitas delas para melhor. As amizades do seminário ajudam a aprimorar e fortalecer as coisas que estão sendo aprendidas na sala de aula. Discutir e debater o que você aprendeu na aula ajuda você a formular sua própria maneira de ensinar mais tarde as coisas que está aprendendo. Tenho pena dos futuros ministros que trocam amizades ao vivo e pessoais pela educação online.
  3. A biblioteca: Uma educação online também perde a biblioteca. Eu sei que a biblioteca vai variar de instituição para instituição, mas a biblioteca é uma coisa boa. Se aprofundar em torno de uma biblioteca ultrapassa em muito a busca de livros online. Não nego que você pode encontrar ótimos livros online por meio de tecnologia de pesquisa e outros, mas você perde algo quando não está na biblioteca física do seminário onde está matriculado. Esse catálogo foi curado por anos, e por pessoas que sabem melhor do que você, quais livros valem a pena e quais livros não.
  4. Confiança: Realizar mudanças para outras cidades exigiu-me confiança no Senhor. Não foi uma tarefa fácil de fazer. Houve muita apreensão. Eu me mudei, desempregado, para estas cidades. Eu tive que assinar um contrato para morar em um apartamento quando nem sabia de onde viria meu primeiro salário. Eu aprendi uma lição valiosa tendo que ir para estas cidades. Eu vi o Senhor prover para minha esposa e eu em tempo real. Eu nunca esquecerei isso. Eu sei que existem outras maneiras de aprender isso, mas eu listo isto aqui, mais do que qualquer coisa, simplesmente para atestar para aqueles que leem isso que Deus cuidará de você. Não permita que assuntos tão mundanos o impeçam do que é melhor.
  5. Prestação de contas: Estar presente no seminário dá a você um senso de compromisso com todo o projeto, fato que não estaria presente em outra modalidade. Se você muda para o local do seminário, estará muito mais pressionado para obter o diploma. Você tem professores que provavelmente o verão caso você decida desistir. Mas seu investimento no seminário se torna maior quando você deixa sua situação atual e se muda para uma nova cidade.
Aqui está o ponto: se você está considerando ir ao seminário, peço-lhe que faça tudo o que puder para mudar sua vida e se mudar para o lugar onde o seminário está. Tome aulas pessoalmente. Consiga um emprego que se adeque a isso. Isso será difícil. Haverá sacrifícios. Mas é assim que toda vida é, especialmente a vida seguindo a Cristo. Este é o caminho de seguir a Cristo e sempre será. Esses sacrifícios valerão a pena.

* Em alguns casos, a tecnologia não pode ser usada. No caso de uma igreja local, não temos autoridade para substituir a igreja verdadeira (a comunidade reunida) pela igreja online. De fato, não há reunião em uma igreja online. A ideia viola a própria ideia de igreja nas Escrituras. E se você não se reúne como uma igreja, você não pode manter os mandamentos de Cristo inculpavelmente.

Fonte: https://immoderate.wordpress.com/2019/02/06/why-seminary-in-residency-is-better/?fbclid=IwAR17DyknfipQ4WRv76GSBT5X5Ida-s0jn91uPJNU-Xw6rltPjJkgRESxOyU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deus ama (e odeia) você

Os perigos do sincretismo e da idolatria

Meditação Diária - "A caminhada com Deus"