Sem igreja no domingo? [Parte 1]



Recentemente, ninguém menos do que JD Greear, uma figura pública, sendo o atual presidente da Convenção Batista do Sul e pastor da The Summit Church em Raleigh-Durham, Carolina do Norte, anunciou aos seus nove locais da Summit que não haveria cultos no fim de semana em nenhuma de suas localidades. As pessoas estavam cansadas depois de um feriado movimentado e foram encorajadas a adorar em casa. Uma página de recursos de adoração foi publicada no site da igreja para facilitar a experiência de adoração em casa naquele fim de semana.

Volte outro dia? Todos as programações de uma igreja foram cancelados porque as pessoas estavam cansadas? O culto doméstico era a alternativa escolhida? Não é incomum que as igrejas no norte tenham dificuldade em decidir cancelar as programações quando o tempo está ruim. Afinal, é o Norte: o tempo costuma ser ruim aqui. Você não pode fechar a igreja toda vez que estiver caindo um pouco de neve. Mas, quando a nevasca ou tempestade de gelo atinge, a segurança da congregação pode ser posta em perigo por ter as portas da igreja abertas. Ainda assim, as igrejas relutam em cancelar as programações. Mas cancelar programações porque as pessoas estão cansadas? Esta é uma decisão interessante.

Se é genuinamente aceitável cancelar os serviços por causa do cansaço da congregação, por que isso acontece somente um domingo durante o ano? Talvez pudéssemos dar às pessoas um quinto domingo de folga ou um domingo por mês para que os santos descansassem bastante. Se a fadiga é um motivo para cancelar a igreja, no nosso mundo acelerado, vejo muitas oportunidades de ficar em casa. Ou talvez a igreja tenha estado ocupada demais fazendo as coisas erradas, restando pouca energia para fazer as coisas certas. Certa vez, ouvi um pastor se gabar em seu sermão sobre ficar acordado na noite anterior até as primeiras horas da manhã, jogando com os amigos. Eu sempre achei que o sábado era a única noite para garantir um bom descanso para que eu pudesse estar pronto para ministrar no Dia do Senhor. Aliás, não devemos encorajar nossa igreja a se preparar para o dia da adoração?

Além disso, vivemos em um mundo tecnologicamente conectado. Por que ir à igreja, se o culto doméstico é uma alternativa adequada? Por que usar apenas fadiga como motivo para ficar em casa? Apesar da fadiga ser uma razão suficiente, parece que há várias boas razões para cancelar os serviços da igreja, ainda mais que podemos fazer outro tipo de igreja com a tecnologia. Cancelar os serviços em favor do culto doméstico será uma tendência que provavelmente aumentará? O irmão que fez isso exerce influência significativa no mundo evangélico. Se ele pode recomendar este curso de ação para a sua igreja, por que os pastores comuns não devem fazer o mesmo? O povo deles não está cansado também?

Há várias questões a serem consideradas na avaliação deste interessante artigo da igreja. Em primeiro lugar, é sempre aceitável para uma igreja para fechar no domingo, mesmo quando tempo é ruim? Ou poderíamos perguntar isso de outra direção: por que adorar no domingo? Por que não quinta-feira à tarde ou segunda-feira de manhã ou algum dia conveniente para todos os interessados? Por que adorar no domingo, sempre? Gostaria de abordar estas questões nas próximas semanas.

Os cristãos adoram aos domingos na era pós-ressurreição por razões importantes. Primeiro, os discípulos descobriram que Jesus havia ressuscitado “no primeiro dia da semana” (João 20:21); a luz disso, a igreja primitiva, na medida em que a Bíblia revela, indica que os crentes estavam reunidos para comemorar a ressurreição “no primeiro dia dia da semana ”. Então, o primeiro dia da semana tornou-se um dia para o “partir do pão ”(Atos 20: 7) e para coletar dinheiro para os santos (1 Coríntios 16: 2). Em ambos os versos, o escritor está falando como se o leitor pudesse entender o significado daquele dia em particular em relação a outro dia da semana. A reunião no primeiro dia da semana parece ter se tornado a prática do Novo Testamento com regularidade suficiente para que, quando João escreveu o Apocalipse, ele pudesse falar de estar no Espírito no “dia do Senhor”. Que dia seria esse se não o da Ressurreição - o primeiro dia da semana?

A prática cristã de se reunir no primeiro dia da semana era uma prática interessante, já que a maioria dos primeiros crentes eram judeus e teriam considerado o Sabbath (dia sete) como o dia do culto. Evidentemente, isso é anedótico e não prescritivo no Novo Testamento, mas a prática parece ser consistente ao longo da história da era cristã. É verdade que tem havido alguns grupos cristãos que adoram o sábado (batistas do sétimo dia e adventistas do sétimo dia), mas estas são as exceções. A maioria da cristandade seguiu o padrão bíblico de adoração no primeiro dia da semana.

Isso significa que devemos adorar no domingo? O Decálogo exigia que Israel adorasse no sábado, mas os cristãos podem adorar em outro dia de sua escolha? Seria difícil determinar a que João estava se referindo se no final da era apostólica (João era o último apóstolo vivo) ele não pudesse se referir ao “dia do Senhor” e comunicar claramente à sua audiência o que ele queria dizer. Os destinatários da última carta joanina provavelmente teriam inferido ou estavam acostumados a chamar o dia cristão de adoração de “o dia do Senhor” (um terceiro argumento para o culto dominical). Esta tem sido a posição quase universal da igreja cristã, independentemente da orientação teológica. Católicos romanos, ortodoxos, anglicanos, luteranos e batistas - só para citar alguns em todo o espectro teológico - todos adoram aos domingos.

Alguém poderia argumentar com base em Romanos 14: 5 que o dia da adoração é sem importância e somente os crentes fracos estimam um dia acima do outro - qualquer dia serve para adoração! Essa interpretação não foi amplamente aceita na história do cristianismo. Então a questão da adoração e do domingo parece bem clara. A propósito, estamos falando reunião de adoração. É claro que os crentes individuais são livres para adorar a Deus e devem adorar a Deus em todos os lugares. Mas a igreja é uma assembléia reunida que se reúne para adoração, e isso acontece no domingo, o dia do Senhor. O escritor de Hebreus até encoraja os crentes a não abandonarem a reunião regular (Hebreus 10:25), que se refere à assembléia corporativa dos crentes.

Neste ponto, o Novo Testamento parece claro - a igreja (os discípulos de Jesus) regularmente reunida para um tempo de exortação, partir o pão e as coletas no primeiro dia da semana . E nós também devemos. Na próxima semana, falarei sobre o culto doméstico como uma alternativa ao culto corporativo.


Por Jeff Straub
Fonte: http://religiousaffections.org/articles/in-the-nick-of-time/no-church-on-sunday-part-1/

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